Uma longa fila de competidores dá início à 24ª Maratona des Sables, no deserto do Sahara, subindo as primeiras dunas de Merzouga, a uns 300 quilômetros ao sul de Ouarzazate, no Marrocos.
A “Marathon des Sables”, ou maratona das areias é um dos maiores desafios desportivos do mundo. Foi criado em 1986 pelo francês Patrick Bauer, que percorreu 200 milhas através do deserto do Saara e resolveu partilhar com outras pessoas a experiência.
A competição normalmente abrange um percurso de 230 km. Os competidores recebem da organização apenas 9 litros de água diários e barracas montadas num acampamento para dormir. Em cada tenda dormem em média 9 pessoas.
Os participantes carregam uma mochila com todos os equipamentos necessários, que pesa em média 9 kg, sob uma variação térmica desconcertante, que oscila de 0 grau à noite aos 50 graus durante o dia e um terreno dificil e variado que inclui areias das dunas e troços de terra batida.
Os competidores que conseguem terminar a prova podem vangloriar-se por terem superado o desafio maior de irem além dos próprios limites, que será porventura maior do que os prémios quase simbólicos da prova.