Top 10 das fobias mais estranhas do mundo

| Abr 8th | 40 Comentários

fobias

Tricofobia - Medo de cabelo caído. Se vê cabelos na sopa e em todo o sitio, você pode estar a sofrer de tricofobia. Do grego Thrix (cabelo) e fobia (medo), é o medo provocado pela visão de cabelos caídos nas roupas ou lugares/coisas.

Papafobia: Medo do Papa. Considerado como um dos mais benevolentes pessoas em todo o mundo, com milhões de seguidores, todas à espera da sua bênção… Excepto para aqueles que sofrem de “papafobia”: Um anormal ou persistente medo patológico do papa ou do papado. Os sintomas podem incluir falta de ar, respiração rápida, batimentos cardíacos irregulares, suores frios, náuseas ou sentimento generalizado de medo. E não seria só sobre o próprio Papa, uma pessoa com papafobia também pode ter medo da Igreja Católica Romana. Imagine o papa-móvel a vir em direcção de uma pessoa dessa.
Araquibutirofobia: medo de que se incrustem na gengiva ou no palato a pele que envolve o amendoim, as pipocas ou qualquer outro componente que aderira ao palato como doces.
Nomofobia: Nome recente que designa o desconforto ou a angústia causados pela incapacidade de comunicar através de telemóveis ou computadores. Como você se sente quando o seu telemóvel está sem rede ou descarregado? Consegue passar um dia sem o telemóvel?
Efebofobia: Definida como um medo irracional aos adolescentes e um preconceito contra eles. Agora imagine aproximar-se alguém que sofre desta fobia de um adolescente? Nem pensar! Uma pessoa com essa fobia não vai nunca  ter filhos, nem visitar amigos com filhos.
Escopofobia: Medo irracional de ser observado. Essa pessoa deveria ser um ninja. Essas pessoas tendem a evitar multidões ou lugares com muita gente, como centros comerciais e jogos de futebol. Qualquer simples tarefa como conduzir um carro pode ser muito difícil. O doente irá sentir medo e desconforto, uma vez que pensará que os outros o estão a observar através dos espelhos do carro.
Espectrofobia: Medo irracional de espelhos. As pessoas que sofrem deste mal não se vêem ao espelho, pois o seu reflexo é causa para pânico! Os psicanalistas atribuem este medo a dois motivos: Medo do auto-conhecimento e a pessoa tornar-se vaidosa.
Fagofobia: Medo assustador de engolir. O que traumatizou essas pessoas foi quando a mãe delas as mandava comer para crescerem (mentira). Em casos menos graves da doença ainda é possível engolir comidas líquidas ou macias. Acaba por levar à má-nutrição e perda excessiva de peso.
Vomitofobia: Medo mortal de vomitar. Sim, mortal por que ninguém gosta de vomitar, não é? Esta fobia também envolve o medo de ver pessoas a vomitar ou de lhes vomitarem em cima. Nos piores casos as pessoas com esta doença evitam de sair para comer ou mesmo de socializar indo à festas. Acabam a alimentar-se mal e a ser confundidos com anoréticos, mas não bulímicos, já que esta envolve questões de peso.
Triskaidekafobia: Este sim é um palavrão! Medo do número 13. Por incrível que pareça é mais comum do que se imagina. Em casos menos graves trata-se apenas de um receio sobre o número. Há também o medo da sexta-feira 13, chamado paraskavedekatriafobia. Sabiam que Hitler tinha medo do nº 13? Há também o medo do número 4, tetrafobia. Este é mais comum no Japão, China e Coreia, já que lá tem significado de morte e/ou azar. Alguns elevadores chegam e não ter esse número, passando do 3º para o 5º andar (não sei se o andar também não existe, mas enfim…)

Tags: , , ,

Categoria: Curiosidades

Comentários (40)

Trackback URL | Feed RSS dos comentários

  1. Aline Santos diz:

    Nossa. que nojo. Hoje vi uma imagem de uma mulher com milhares de agulhas de fazer acupultura nas pernas. Que nojo. De coisas juntas eu sinto nojo fico com agonia enorme. Eu achei que era só eu ate que hoje decidi procurar na internet. Meu nariz começa a coçar e começo a espirar sem parar até ficar sem respiração. Tenho que tomar remédio pra alergia. E depois quando lembro das imagens de novo começo a passar mal de novo.

  2. joao diz:

    Tenho fobia de cortar as unhas,sempre depois de cortadas fico arrepiado até elas crecerem ou eu esquecer que cortei.

  3. Biscoitita diz:

    Descargofobia ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !

  4. Gabi diz:

    Eu também tenho e é horrível!
    Já cheguei a desmaiar por causa disso!

  5. Débora diz:

    Tamires, isso se chama TRIPOFOBIA. Eu tenho e não é frescura, é horrível. Pesquise esse nome e tente ver as imagens, voce não conseguirá. Essa noite vi uma imagem de uma pessoa com hiperdontia, e não consegui dormir direito, com náusea, e arrepios, só de lembrar. O pior é que todos acham que não passa de uma frescura!

  6. marileide araujo de araujo de oliveira diz:

    Eu tenho pavor de coisas juntinhas tbm … tenho arrepios , calafrios e as pessoas em volta dizem que é frescura , fico pior ainda…

  7. Maria diz:

    Eu tenho medo de dar descargar a noite. Muito ruim meu namorado reclama, mas a ultima vez que dei descargar nem me mexer direito eu conseguia.

  8. lourdes diz:

    eu tenho muito medo de borboletas pq um dia estava vendo Bob Sponja e vi uma borboleta não sei como no nariz do lula molusco isso me deu muito medo,tenho medo de baratas,medo de escuros por causa dos filmes de terror,tenho medo de pessoas gritando,pessoas com muito sangue en volta do corpo,tenho medo de largatas mi dão muito medo,tenho medo a pombo muito nojento e mi dão nervos,tenho medo também de olhar muito tempo de olhar nos olhos das pessoas e muito medo de ficar sozinha me da arrepios ainda mais pq sou pré adolescente

  9. tamires diz:

    tenho pavor de coisas juntas… quase morro em ver bolinhas juntas como aquelas que ficam em aquarios, insetos com varis pernas, agulhas juntas.. . Tem formas que me enlouquecem. Mts dizem q é frescura mais juro não é, eu me arrepio toda, isso me faz mt mau o q eu faço?

    • Carolina diz:

      Nossa! Eu tbm tenho isso!! Arrepio o corpo todo! Sementes de pimentão, abelhas juntas, formigas. Agora mesmo, no quintal de casa tem um monte de lagartas juntas, e toda vez que vejo me arrepio toda!!!

      • Branco diz:

        Eu tb tenho, mas já pararam pra pensar que na verdade não é medo, é um certo tipo de asco, nojo, não acham? Quando vejo coisas juntas tenho a sensação que vou passar mal, desmaiar… não seria isso? Acho que deve ter a ver com problemas nos nervos… tô curioso….

    • nega diz:

      tbm sinto o mesmooo

    • Debora Apresi diz:

      Não é frescura não…tenho isso também!Isso se chama tripofobia!Só falto morrer quando vejo furinhos, ou então alguma imagem ou desenho de alguem com varios olhos, ou nariz, ou qualker outra coisa igual que seja junta.Fico com falta de ar, arrepiada, tonta, e fico rangendo os dentes…é desesperador!

  10. Algum Maluco diz:

    Nova Fobia Descoberta (Já Existia Mais Agora É Considerado Fobia)
    **Baratafobia*

    90% Das Mulheres Tem Baratafobia Que Pode Causar Quanto
    Chega Perto De Uma:
    -Parada Cardiaca
    -Falta De Ar
    -Gritos 90% Mais Altos
    -Morte (Caso A Casa De Uma Baratafobiana Se Enche De Barata)

  11. caia diz:

    tenho medo de peixe. Na TV, na revista, no supermercado, na geladeira. um medo incontrolável. pode ser morto ou vivo.

  12. shuaman diz:

    caramba alguem poderia me ajudar eu tenho pavor de miolo de girassol aquela coisa nogenta cheia de pontinho outro dia fiquei com tanto nervoso que matei o girasol ele me da nervoso isso seria uma doença algume poderia me orientar.?

  13. Aline Diniz diz:

    Eu tentei procurar no Google, em sites de fobias, mas até gora não encontrei nada parecido ao que eu sofro!Sou casada a dois anos, e a unica coisa que eu não quero nesse mundo é ter filhos, cheguei a ficar internada por usar todos os métodos contra-ceptivos, depois de estourar o preservativo eu corri na farmácia e tomei uma pilula do dia seguinte (já tomava injeção anti-cocepcional) e no dia seguinte eu fui na farmácia e comprei um anti-cocepcional em comprimidos, nossa fiquei maluca em sonhar que estava gravida, chorei que nem uma doida, morro de medo de ficar gravida, só de pensar minha barriga crescendo me dá um arrepio ja penso em tirar, me agrido nossa, fico louca, meu esposo tem medo de estourar a camisinha, por eu fazer essas coisas dinovo! Tenho medo de crianças muito pequenas, nossa fico toda arrepiada só de ver bebês!!!

  14. Michelle diz:

    Tenho Tripofobia ‘-’

  15. nadiene diz:

    eu nao sei se sofro de alguma fobia mais sempre que olho para o espelho penso que estou a ser observada por alguem…sempre que vou pa o w.c tenho de abrir o armario pa nao ter que olhar para o espelho…ainda mais quando esta tudo escuro penso que vai sair alguem de la e que vai fazer algum mau para mim…e tenho medo do escuro se tiver sozinha entro em panico…começo a imaginar coisas,começo a ouvir passos quando na verdade nao tem nada ali..nao sei se ja viram o filme :pesadelo em elm street,quando nao tem energia eu começo a pensar nisso,e durmo começo a ter pesadelos com Fredy crueger penso que ele vem me pegar ou algo parecido e fico ali presa no pesadelo n consigo acordar porq penso que quando abrir os olhos ele vai estar la,ou acordo pensando que o meu sonho era real,e fico ali acordada com medo de dormir de novo pra nao acontecer a mesma coisa de novo eu nao sei será alguma fobia?

    • Marciano diz:

      Isso parece mesmo o filme…
      Você deve ser uma pessoa impressionável, acho que isso não deve ser nenhuma fobia, mas se continuar assim devia consultar algum médico.

  16. Anielly diz:

    Tenho coulrofobia (medo de palhaços); e hematofobia (medo excessivo de sangue, que ocasionam até desmaios). E isso ñ é nada bom, pois tenho apenas 14 anos e muita vergonha desses medos.

  17. Débora diz:

    Eu tenho Fagofobia, é muito , muito difícil pra mim , pois nós que sofremos disso é muito constrangedor , não conseguir engolir um comprido , ou até mesmo , sei lá ,não comer algumas coisas, não come de jeito nenhum! isso é muito chato , mass… é só irmos tentando de pouco , em pouco tratando nossa mente , consigo mesmo, achando que vai conseguir, e se Deus quiser , eu tenho certeza que um dia vou conseguir me livrar dessa fobia, e acho que tenho essa fobia porque uma vez quando eu era pequena, eu estava brincando com o gelo , e me engasguei, fiquei sufocada, mas Graças a Deus, Ele me ajudou e usou meu pai para me ajudar, e deu tudo certo, mas de uma certa forma , fiquei com essa foi , e vim descobri-la hoje , obg! té mais! (: fiquem com Deus! =D

  18. Nut diz:

    Tenho fobia de casar e acabar tendo filhos. Já me passou pela cabeça que seria medo de me sentir presa. Quando meu namorado me pediu em casamento, a primeira coisa que me veio a cabeça foi em dar um jeito de fugir pra nunca mais precisar ver a cara dele novamente, porque me daria pânico. Parece frescura, mas além do medo, sinto uma tristeza muito grande de me imaginar casando um dia. Sou maluca por ele e por mais que ele me mostre que será um bom companheiro, não consigo sequer pensar na possibilidade de aceitar. Fico transtornada quando ele toca no assunto e está cada vez mais difícil porque acabamos brigando por conta disso. Acho mesmo que preciso de um psiquiatra.

  19. fabi diz:

    qd eu era pequena eu tinha fobia de puxar a descarga ..kskasaskaska. Toda vez q eu puxava a descarga eu saia correndo.kkkkkkkkk

    • Michelle diz:

      Eu fazia isso direto poorq meu tio dizia que qndo puxava a descarga vinha um fantasma me atormentar durante td minha vida,até hooj ainda saio correndo qndo puxo a descarga ;

  20. fabi diz:

    qd eu era pequena eu tinha fobia da descarga da privada ……..ksoaksoaksao.Toda vez q eu puxava a desgarga , eu saia correndo kkkkkk

  21. andré vc diz:

    eu ouvi falar de uma fobia chamada de Hipopotomonstrotesquilofobia medo de palavras grandes eu ñ sei se é assim q se escreve mas acho q é

  22. Ana diz:

    Eu tenho demonofobia, medo do diabo ou demonios…mas ta inibida pois tomo remédio controlado pra isso

  23. Paulo diz:

    Olá Cleide…
    Fiz uma pequena pesquisa e, inicialmente numa lista de fobias, não encontrei nenhuma relacionada com os pés. Então decidi pesquisar pela palavra: “Podofobia”. Encontrei alguns blogs, curiosamente blogs espanhóis, onde algumas pessoas descreviam o “receio” que tinham dos pés, de os querer sempre tapados e de não conseguirem olhar para os pés. O simples gesto de terem que cortar as unhas, era repugnante, só o conseguiam fazer com os pés molhados. Depois, num outro blog, também espanhol, apresentavam uma lista de fobias onde já constava a palavra “Podofobia” e respectiva descrição: Medo de pés. Agora, se clinicamente existe, isso já não posso afirmar. Na minha opinião existe e, não é de estranhar, até porque há fobias muito mais estranhas! Existem pessoas que têm aversão a pés, não gostam de ser tocados com os pés, nem de tocar. Chamar-lhe fobia? Talvez não seja o termo mais correcto, mas que essa aversão existe, é um facto. Quando esse receio, medo, ou aversão se torna mórbida e irracional, aí sim, poderá chamar-se de Fobia, neste caso Podofobia.

  24. CLEIDE diz:

    TENHO 32 ANOS E SEMPRE TIVE PRROBLEMAS COM PE NAO GOSTO MAL LAVO O MEU E NAO SUPORTO QUE TOQUE EM MINHA ME TORNO AGRESSIVA QUANDO PRA ME SACANEAR ME TOCAM COM OS PES TENHO VONTADE DE MORRER TENHO FALTA DE AR E ENTRO EM DESESPERO,SERA QUE ISSOPODE SER CONSIDERADO FOBIA?

  25. Paty diz:

    oi, adorei este site, quem sabe o que eu tenho, vou descobrir com vcs?
    por favor me ajudem a descobrir se isto é ou nao é uma fobia?
    tenho receio, de uma pessoa q sofri bulem qdo era criança entao ela se tornou pra mim uma pessoa q qdo vejo meu coraçao dispara, tenho vontade de mata-la, essa pessoa entrou em minha familia, pq casou se com um primo
    entao meu coraçao dispara, nao gosto nem de ouvir a sua voz ,toda vez q ela me olha fico com medo, dela estar me criticando rindo de mim e ate mesmo me julgando o que sera q é isso?

    • Respostas diz:

      Olha na minha opinião essa pessoa causou um Trauma em você,e muitas mágoas que se transformaram em Ódio.
      Sinceramente para min é melhor você ir ao Psiquiatra e começar a fazer uma tratamento antes que cometa algo que se arrependerá ou que realmente crie uma fobia .

  26. Paulo diz:

    Medo de borboletas é chamado de motefobia.
    Muita gente tem medos inexplicáveis de algum animal, muitas vezes inofensivo. Pela falta de racionalidade do medo, ele é chamado de fobia. Dependendo do grau, pode ser patológico e deve ser tratado.Esse tipo de fobia pode surgir por causa de sonhos ou histórias que você tenha ouvido quando criança, ou algum trauma que tenha ocorrido no mesmo momento de um contato com uma borboleta. Você recalcou o trauma e o evento ficou simbolizado pela borboleta.
    E apesar de certamente haver quem diga que é ridiculo ou que isso é frescura, etc… Esse tipo de fobia não é rara! Por exemplo a atriz Nicole Kidman tem fobia de borboletas. Não importa se são pequenas ou grandes, amarelas, azuis ou negras. Se vir borboleta voando, Nicole se esconde – e se não tiver onde se esconder, começa a gritar e dá o maior escândalo. “Sou traumatizada desde que era criança”, diz Nicole. “Eu estava num acampamento na Austrália e diversas borboletas se enroscaram no meu cabelo.”
    Como vê não é nada fora do normal, mas no entanto você devia se preocupar com a origem dessa fobia e das suas causas.

  27. Teacher diz:

    Eu tenho medo incontrolavel de borboletas (grandes), não tenho de escorpiões, aranhas…etc…
    qual a denominação deste tipo de fobia…?

  28. Paulo diz:

    Isso é tramado. Mas é verdade, há mesmo fobias estranhas.
    Aqui tem um link para saber mais um pouco sobre tratamentos para ajudar a ultrapassar fobias:

    http://ricasaude.com/2011/04/como-ultrapassar-as-fobias/

  29. Déia diz:

    Que constem algumas fobias estranhas que tenho:
    medo de laranja BAIANA
    medo de pé de jabuticaba (da jabuticaba não tenho medo!)
    medo de muitas bolinhas juntas (tipo arranjo de bexigas)
    medo de coisas espinhudas (porco-espinho ou mesmo um monte de agulhas enfiadas numa almofada)
    medo do miolo de algumas flores: girassol, margarida…

    E um verdadeiro pavor (até comum): baratas!! Elas me deixam congeladas, sem ação!

    • shuaman diz:

      nossa achei uma pessoa que tem medo girasol ou melhor do miolo aquela coisa me da nervoso eu chego a da martelada no centro do girasol nao gosto dessa planta.

Deixe o seu comentário