Porque se diz que os gatos pretos dão azar?

gato pretoOs gatos pretos nem sempre estiveram ligados a superstições, nem eram considerados como trazendo azar às pessoas que com eles se cruzassem. Com efeito, no Antigo Egipto os gatos (incluindo os de cor negra) até eram um dos animais favoritos, sendo bastante estimados e protegidos, e se porventura alguém matasse um gato seria condenado à morte.

Foi apenas durante a Idade Média na Europa que o estatuto do gato preto mudou, pois começou a ser associado às bruxas e à feitiçaria. A histeria colectiva contra as bruxas e a prática de magia negra espalhava-se um pouco por toda a Europa. Com efeito, muitas idosas solitárias que cuidavam e alimentavam de gatos vadios eram frequentemente acusadas de bruxaria.

Toda essa loucura contra os gatos pretos entrou no campo do folclore popular no ano de 1560, quando um pai e o seu filho caminhavam durante uma noite sem lua em Lincolnshire (Inglaterra), e um gato preto cruzou o seu caminho para se esconder junto de um muro. Eles começaram a atirar-lhe pedras até que a criatura, indefesa e ferida, correu a refugiar-se na casa de uma mulher, que nessa altura era suspeita de ser bruxa.

No dia seguinte, pai e filho encontraram a mulher e viram que ela coxeava e tinha nódoas negras, tendo automaticamente deduzido que se tratava de algo mais que uma simples coincidência. Desde esse dia em Lincolnshire que muitos acreditam que as bruxas tomam a forma de gatos pretos durante a noite.

gatos pretosA crença que as bruxas se transformavam em gatos pretos para andar pelas ruas sem serem notadas transformou-se numa crença bastante enraizada nos Estados Unidos durante a caça às bruxas de Salem. Mesmo hoje em dia a associação entre gatos pretos e bruxas mantém-se durante as celebrações do Halloween, apesar da origem religiosa da celebração.

Por tudo isto, um animal que era anteriormente venerado transformou-se num símbolo de maus presságios em muitos locais do mundo.

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh