O Mistério de Oak Island e do Poço do Dinheiro. Realidade ou Ficção?

poço do dinheiroHá já muito anos que a ilha Oak está envolvida em mistério. Conta a lenda que nesta ilha está escondido um tesouro com pelo menos dois milhões de libras. O problema é que este tesouro está escondido num poço, e apesar dos esforços realizados por muitas pessoas e empresas, ainda não foi possível conseguir chegar ao fundo do mesmo.

No entanto e à medida que se consegue ir mais fundo no poço, o mistério aumenta e tudo parece indicar que existirá efectivamente um tesouro nas profundezas deste poço.

ilha oak

O tesouro do poço do dinheiro

Oak Island é uma ilha privada que fica junto à costa da Nova Escócia no Canadá. Com pouco mais de 57 hectares de terreno, esta ilha é famosa pelo suposto tesouro que estará enterrado na mesma.

Quando começou a lenda do poço do dinheiro? Tudo começou no verão de 1795 quando um jovem chamado Daniel McGinnis encontrou uma estranha depressão circular enquanto explorava a ilha. Nos dias seguintes o jovem foi novamente a esse lugar e com a ajuda de dois amigos, John Smith e Anthony Vaughan, começaram a escavar.

Tinham apenas cavado uns 60 centímetros quando encontraram uma camada de lajes de pedra. Continuaram a trabalhar e a uns 10 metros encontraram uma camada de troncos de carvalho. Intrigados, continuaram a cavar e aos 6 metros e 9 metros, respectivamente, encontraram outras duas camadas de troncos de carvalho. Os três jovens não puderam continuar e decidiram ir para casa, tendo apenas regressado 8 anos depois com a ajuda de uma empresa para continuar a descobrir o poço do dinheiro.

A empresa Onslow Company foi fundada especificamente para retomar a busca do poço do dinheiro. Desta vez conseguiram chegar aos 27 metros de profundidade. A cada 10 pés, aproximadamente, encontraram um intervalo com troncos de carvalho. Para além disso, também encontraram várias camadas de massa (betume), fibra de coco e carvão. O mais impressionante foi descoberto aos 90 pés, quando encontraram uma placa de pedra que tinha inscrito alguns símbolos, cujo significado é:

“Quarenta pés abaixo estão enterrados dois milhões de libras.”

oak island

Depois de retirar uma das camadas de carvalho mais profundas começou a entrar água no poço. No dia seguinte já estava tudo inundado. Tentou-se bombear a água do poço, mas as tentativas foram infrutíferas. No ano seguinte escavou-se um poço paralelo para depois tentar fazer um túnel a ligar os dois poços. No entanto, também esta tentativa não teve sucesso.

A busca pelo tesouro do poço do dinheiro foi abandonada até ao ano de 1849, quando a empresa Truro Company tentou chegar ao fundo do mesmo. Apesar dos esforços, as constantes inundações não lhes permitiram ter êxito. Apesar disso, através de perfurações decidiram extrair amostras. Conseguiram extrair amostras de uma camada de abeto, depois uma camada de troncos de carvalho e finalmente peças de metal. Depois havia outra camada de carvalho, peças de metal e novamente abeto.

Tudo parece indicar que existe efectivamente algo de muito valor enterrado nas profundezas do poço do dinheiro. Entretanto, o mistério do poço do dinheiro continua a crescer.

Achas mesmo que existe realmente um tesouro no fundo deste poço em Oak Island?

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh