Queres saber porque os gatos têm medo de água?

porque os gatos têm medo de águaOs gatos são excelentes animais de estimação, mas na hora do banho mostram o seu carácter e a maioria não está muito de acordo com a ideia de tomar banho.

E porque razão é que os gatos não gostam de tomar banho? Há muitas teorias, mas vamos apresentar as razões científicas por trás dos esforços dos felinos para evitar entrar em contacto com a água.

banho ao gato

Porque é que os gatos não gostam de tomar banho? A ciência explica!

Ao contrário de outros animais, os gatos são bastante limpos e não costumam meter-se em charcos de água suja, embora isso não queira dizer que não tomem banho de vez em quando.

Mas nem todos os gatos odeiam tomar banho. Há mesmo alguns que gostam disso, mas na maioria dos casos há várias razões para não gostarem de água e sabão.

De acordo com o veterinário John Bradshaw da Universidade de Bristol, em Inglaterra, há um aspecto evolutivo que explica a particular relação entre os gatos e a água. Os antepassados da maioria das raças de gatos viviam em regiões muito secas, pelo que não era necessário entrar em rios ou lagos. Bastava molharem-se o mínimo possível para conseguir o que precisavam.

Outras raças, como por exemplo os gatos da raça Van Turco, são provenientes de uma área onde era importante nadar, pelo que esta raça de gatos não tem quaisquer problemas com os banhos e até se lançam mesmo para piscinas e lagos.

Mas para além da questão da evolução, as características próprias dos gatos fazem com que estes também queiram evitar o banho. Os gatos não gostam mesmo nada de estar molhados e menos ainda que de estarem na água a serem ensaboados porque o seu instinto lhes diz que estão em perigo, pois estamos a retirar-lhes a capacidade de reacção.

Por outro lado, o facto de terem o pêlo molhado dá-lhes mais peso e retira-lhes agilidade, outra razão para se sentirem vulneráveis.

Estarem molhados também não é agradável, uma vez que a sua pele é sensível e assim têm tendência para sentir mais frio.

Todas estas razões fazem com que os gatos fiquem estressados quando têm de enfrentar o banho.

gatos

Então o que fazer se o meu gato tem medo da água?

Os donos de gatos não estão a lutar numa guerra perdida quando se trata de manter os seus animais de estimação limpos e asseadas. Os próprios gatos encarregam-se de se manterem limpos usando a língua em vez de água e sabão.

Os gatos precisam de tomar banho com menos frequência que os cães, mas é preciso ajudá-los a sentir que estão seguros e cómodos. John Bradshaw explica que os gatos podem ser acostumados.

Estes pequenos felinos não gostam de surpresas, pelo que não será boa ideia agarrá-los e metê-los de repente dentro de água. O melhor é ir com calma, metendo primeiro uma das patas em água morna e depois continuar lentamente até que o gato se acostume e vá sentindo cómodo e seguro.

Não limpes o teu gato com muita força, nem muito rápido. Os gatos gostam de caricias, de água morna e agradável e de não se sentirem aprisionados. Se fizeres tudo direito, irá custar menos repetir a experiência.

Quando terminar o banho, preocupa-te de em envolver o gato numa toalha que absorva a humidade e seca o pêlo suavemente com um secador para que não sinta frio.

Um gato que odeia tomar banho provavelmente nunca irá gostar da experiência, mas se aprender que não tem nada a temer, então irá deixar fazer as coisas com calma e sem estresse.

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh