Falas para o teu cão como se fosse um bebé? Sabe o que os cientistas têm para te dizer sobre isso!

cãesSe já te aconteceu falar para o teu cão como se fosse um bebé, então precisas de prestar atenção a este artigo porque os cientistas têm vindo a tentar descodificar os discursos dirigidos aos cães e dizem que os cachorros respondem a eles.

É comum quando estamos a falar para os cães, que falemos devagar e com uma voz aguda, parecido ao que fazemos quando falamos para bebés.

No entanto, apesar dos cachorros mostrarem uma reacção positiva a esse tom de voz durante a investigação, os cientistas também descobriram que no caso dos cães adultos, eles ignoram este tipo de discurso.

A investigação que foi publicada na revista Proceedings of the Royal Society B, mostra como os humanos se dirigem aos cães de forma semelhante como o fazem para com bebés. Isto pode ser uma forma natural de interagir com ouvintes que não falam e uma forma de promover a aprendizagem de idiomas e de atrair a atenção.

 

Cachorros e cães adultos

Os cachorros reagem perante este tipo de discurso, mas os cães adultos não têm reacções diferentes entre o tom do discurso dirigido aos cães e o tom de discurso normal.

Para o estudo, foram apresentadas imagens de um cachorro, um cão adulto e um cão idoso a 30 mulheres e foram gravadas pronunciando frases como “Olá cãozinho!” e “Quem é bonito, quem é?”. Foi-lhes pedido que o fizessem num tom dirigido a cães e num tom normal.

Os investigadores descobriram que os humanos têm tendência para usar um tom mais agudo para com os cães e o efeito era ainda mais significativo quando falavam para os cachorros (aumentando a agudez do tom em cerca de 21%).

cachorros

Associação com bebés

A investigação defende a teoria de que falamos de forma diferente para os cachorros porque a sua aparência nos lembra a de um bebé.

A teoria conhecida como o esquema do bebé, sugere que os humanos respondem aos rostos de animais bebés da mesma forma que o fazem para bebés humanos porque queremos cuidar deles e protegê-los.

Os cientistas argumentam que os humanos usam o discurso dirigido para os cães porque nos sensibilizamos com a sua aparência parecida à dos nossos bebés.

 

Discursos entre espécies

O que o estudo procura mostrar é que usamos o discurso dirigido para cães ou crianças porque é a forma de interagirmos com aqueles ouvintes que não falam.

E para os especialistas, essa mesma estratégia de discurso podia ser utilizada em qualquer contexto em que o ouvinte não domina completamente a linguagem ou tem dificuldade para nos entender.

Os cientistas defendem que esta investigação poderá contribuir para uma melhor compreensão da forma como os humanos e os animais comunicam entre si.

Agora já sabes. Se tiveres um cão adulto não precisas de falar para ele como se fosse um bebé.

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh