O que acontece quando deixamos o cão sozinho em casa?

cão sóO que acontece quando deixamos o cão sozinho em casa? Quando leste o título deste artigo provavelmente terás pensado: “O que faz? Acontece um desastre!”.

Apesar de ser verdade que alguns cães (sobretudo os cachorros) podem responder de forma errática quando os donos se preparam para sair de casa durante alguns minutos ou um par de horas, esse comportamento não tem nada a ver com ficarem zangados com os donos.

Parece que a solidão lhes desperta a vontade de destruir tudo o que encontram pela frente e de transformar cada recanto numa casa de banho. Será uma forma de conspirar contra nós humanos por os deixarmos sem companhia? Os especialistas em conduta animal conhecem a razão para este comportamento e a resposta a esta questão talvez não seja a mais esperada.

cão sozinho

Isto é o que acontece quando deixamos o cão sozinho em casa

Em vez de pensares no que acontece depois do cão ficar sozinho, tenta recordar como se comporta o teu cão minutos antes de saíres de casa. Ladra, fica agitado ou chora? Já viste que fica com uns olhos tristes? A inteligência canina é tão surpreendente que aprendem a interpretar os nossos sinais e a associá-los com situações do dia-a-dia.

Os cães são excelentes observadores e têm uma audição privilegiada. Tanto assim é que basta o som de umas chaves para eles saberem que o dono vai sair. É a partir deste momento que acontece uma curiosa série de respostas físicas e psicológicas.

Não é segredo que os cãos têm um vínculo emocional muito forte com os seus donos, de tal forma que se tornam praticamente dependentes. É por isso que mesmo quando abandonamos a nossa casa mesmo que por pouco tempo, os seus corações sentem isso quase como se fosse uma despedida definitiva, provocando em alguns casos ansiedade e depressão devido à separação.

De acordo com os especialistas em conduta animal, quando deixamos o cão sozinho em casa, os seus níveis de hormonas do estresse, como por exemplo o cortisol, aumentam. Desta forma aumenta a frequência cardíaca e a função respiratória (até mesmo em animais que se mostram impassíveis). Então e para libertar o estresse, é frequente que urinem em lugares pouco frequentes ou proibidos. As “travessuras”, o mau comportamento, o ladrar e a salivação excessiva, integram o quadro de impulsos nervosos que desencadeiam os ataques de ansiedade devido à solidão.

A boa notícia é que os cães são animais de hábitos fixos, pelo que podem aprender a lidar melhor com o estresse de uma casa vazia através do estabelecimento de rotinas básicas. Por exemplo, uma delas é preparar uma caixa com brinquedos, biscoitos e qualquer outra coisa que o cão possa associar com felicidade.

cão sozinho em casaMas atenção que é importante que o cão nos observe a preparar essa caixa. Desta forma vai familiarizar-se com ela e com passar do tempo irá relacionar a caixa com um aviso de saída, mas desta vez sem grandes alarmes. Através da associação vai sentir que não há nada de mau nisso e que estará seguro quando não estivermos com ele. É importante voltar a casa passado pouco tempo na primeira vez que o deixarmos sozinho com a caixa.

Aos poucos vai-se acostumar e identificar que apenas vamos sair quando receber a caixa surpresa. Mas essa será uma caixa de recompensa para o cão que o irá entreter enquanto estamos fora de casa. Por outro lado, deixar alguns brinquedos é benéfico se o teu cão sofre de depressão por separação, uma vez que ao mastigar vai-se sentir satisfeito, relaxado e assim também é mais simples de controlar qualquer tipo de comportamento destrutivo.

Sobre a conduta animal ainda há muita coisa por dizer e por explorar. De acordo com a opinião dos especialistas, existem raças de cães com maior resistência ao stresse, tal como cães com uma personalidade independente que os torna mais fortes perante estas situações.

O teu cão já teve alguma destas reacções? Conta-nos a tua história!

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh