Cães ou gatos. Quem é mais inteligente?

cães ou gatosTens um gato e achas que ele é mais inteligente do que qualquer cão? Ou pelo contrário, achas que os cães são mais inteligentes? Hoje vamos ver o que diz a ciência sobre o eterno debate entre os donos dos animais de estimação mais populares!

 

São mais inteligentes os cães ou os gatos?

Se acharmos que o tamanho importa, então os cães seriam mais inteligentes porque o seu cérebro é maior, ocupando 1,2 por cento da sua massa corporal, ao passo que o dos gatos representa aproximadamente 0,9 por cento.

No entanto, há cientistas que dizem que o número de neurónios é que é o factor determinante para medir a inteligência. Seguindo esta afirmação, então os gatos seriam os mais inteligentes porque têm 300 milhões de neurónios, ou seja, bem mais do que os 160 milhões dos cães.

Mas também existem outras informações para além dos dados quantitativos. Investigações científicas realizadas pelo Instituto CanCog Technologies em Toronto mostraram que os cães têm uma maior predisposição do que os gatos para aprender determinadas tarefas. Os gatos neste ponto são quem comete mais erros. Para além disso, nos testes de memória os cães recordaram três elementos e os gatos apenas dois.

gatosDa mesma forma, outros estudos revelaram que os cães podem classificar objectos por categorias, o que é uma evidência de pensamento abstracto. Ambas as espécies são capazes de resolver puzzles simples para conseguir comida. Mas quando o puzzle não tem solução, os cães olham para os seres humanos em busca de ajuda, enquanto os gatos continuam a tentar.

Há que ter em conta que estes dados desfavoráveis aos gatos não são totalmente fiáveis, uma vez que todos os cientistas acham que é muito difícil trabalhar com gatos, o que acaba por prejudicar os resultados nos vários estudos.

Houve mesmo um caso em 2009 em que um dos encarregados de um projecto que pretendia verificar se os gatos eram capazes de distinguir entre diferentes tipos de objectos, uma habilidade tinha sido verificada previamente com peixes, que chegou mesmo a dizer (em tom de brincadeira) que era “mais fácil trabalhar com peixes do que com gatos”.

Apesar de tudo, embora os cães tenham obtido melhores resultados nestes testes, não existe nenhuma prova científica suficientemente fiável e completa que garanta que os cães são mais inteligentes do que os gatos ou vice-versa, pelo que este debate irá continuar.

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh