Alimentos que são chineses e você nem sabia

alimentos que são chineses

(pixabay.com)

Você sabia que muitas coisas que você usa no dia a dia foram inventadas na China? Não estou falando de celulares e tecnologias em geral não! As criações do gigante país lá do outro lado do mundo são muitas, e começaram muito, mas muito antes de qualquer computador ser desenvolvido. Dentre elas estão a escova de dente, o papel higiênico, a pólvora e até o guarda-chuva! Mas hoje nós vamos falar sobre comida. Você sabia que os chineses criaram muitos alimentos que você consome no dia a dia? A culinária chinesa vai muito além do yakisoba ou rolinho primavera que você geralmente pede no seu chinês favorito. Muitos pratos famosos por todo o planeta tem – surpreendentemente – origem chinesa, dá só uma olhada!

 

Sorvete

Você sabia que o sorvete foi inventado na China na Dinastia Tang? Foram eles que resolveram adicionar o leite (de búfala, cabra ou vaca) à receita, além de farinha para dar consistência, para deixá-lo cremoso – do jeitinho que a gente gosta. Antes da brilhante adição, ele era o que a gente chama agora de raspadinha – isto é: gelo com calda.

 

Sushi

O sushi como vemos hoje é japonês, mas por trás dos seus nigiris e temakis, saiba que existe toda uma história que remete à China antiga. Ele surgiu a partir da necessidade dos chineses conservarem a carne do peixe cobrindo-a com arroz e banhando-a em vinagre para poder ser consumida em até um ano. Depois de muito tempo, os japoneses criaram o sushi que consumimos hoje, onde o peixe é fresquinho.

 

Miso

Falando em pratos japoneses, o miso (também chamado de missô), pasta de soja muito utilizada pelos japoneses, vem da China. Historiadores acreditam que a pasta, assim como outros ingredientes como o molho de soja e o tofu, tenham se tornado populares na Ásia por causa do budismo, que prega uma dieta vegetariana.

 

Kiwi

A frutinha tão adorada pelos brasileiros não vem da Nova Zelândia, como muitos pensam. Na verdade, o kiwi é originário da China e foi levado para lá apenas em 1904.

 

Macarrão

Se você pensa que ele foi criado na Itália, está muito enganado! Mas não se preocupe, isso foi uma discussão que rendeu décadas entre os historiadores, até que… pasmem! Arqueólogos encontraram na China uma tigela de macarrão de 4 mil anos atrás, completamente conservada. A massa naquela época era feita de milhete, o que provavelmente ajudou na conservação por todos esses anos.

 

Ketchup

Salvamos o mais inesperado para o final. Muitos pensam que o ketchup foi inventado nos Estados Unidos, porém o mais popular molho do mundo tem uma história mais antiga do que o próprio país. A palavra ketchup vem do chinês “ke-tsiap”, que é um molho de peixe fermentado originário da China. Os britânicos levaram o ke-tsiap para a Europa, onde o modificaram, transformando-o em um molho à base de tomate. Depois disso, os americanos adotaram a versão britânica do molho e adicionaram vinagre e açúcar, o transformando no molho que usamos hoje em dia.

Falar sobre comida deu fome? Que tal um sushi ou um prato tradicional chinês para celebrar o que a China trouxe para a gente?

loading...

Deixe o seu comentário

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Refresh